Young Hearts – A versão belga do mesmo filme de sempre
Depois de muito tempo sem escrever aqui, voltei com esse filme que… ah. Eu esperava mais. Ainda mais porque foi super elogiado em festivais, ganhou prêmios e blá blá blá...
Título: Young Hearts
Direção: Anthony Schatteman
Categoria: Filme
Gêneros: Romance, Drama
Ano de lançamento: 2024
Disponível em Português?: Sim
NFSW: BaixoMas, no fim, é só mais um filme bonito... Fotografia boa, cenários lindos, mas, com a mesma historinha batida de autodescoberta que já foi feita em bilhões de outros filmes.
E não que isso seja um problema por si só. Mas falta um quê de inovação.
A trama é exatamente aquela trama batida: um garoto conhece outro garoto na escola, aí tem a menina que vai ser a trouxa da vez, namorar um deles, ser corna e usada pra ele fingir ser hétero quando bater o preconceito e a crise de autoaceitação. Depois disso, vem o arrependimento, a “percepção” de que está perdendo o amor da vida dele, a cena de reencontro emocionante e todo mundo feliz feliz.
Sério, eu sinto que já vi isso tantas vezes que chega a cansar. Eu realmente animei num ponto do filme, achando que um dos personagens ia bancar quem ele é e esfregar o romance na cara de todo mundo, mas aí vem aquela parte chata em que ele vira babaca e volta a fingir que é hétero porque tem vergonha de si mesmo.
Poderiam ter inovado. Poderiam ter feito um romance que fugisse desses clichês, algo tipo “somos gays e ponto”. Mas não: precisa ter a parte da vergonha, medo, sofrimento… isso já tá tão batido pra mim, até quando? Estamos em 2025, sexualidade nem deveria ser um tabu...
E ok, a Bélgica merece ter a versão deles desse tipo de filme. Todo ano sai um de algum país diferente com basicamente o mesmo roteiro. Até a cena dos dois nadando em lagoa, a clássica cena da bicicleta, virou um clichê obrigatório.
Se você olhar o filme isoladamente, como uma produção feita exclusivamente para aquele país, ele até funciona. Agora, como cinema no geral… não me agradou. Pra mim, é só mais um entre muitos e provavelmente um dos mais esquecíveis.



Comentários
Postar um comentário