Les Amities Particulières – Romântico, à frente do tempo e meio estranho

 


Esse aqui foi TRAUMA atrás de TRAUMA…

Primeiro TRAUMA: descobri esse filme através de um edit no TikTok e achei que era sobre crianças sendo arteiras e afrontosas numa escola rígida católica. Aí comecei a assistir, e pá: UM ROMANCE. Mas o que me assustou foi que esse romance era entre um marmanjão e uma CRIANÇA. Parei o filme, fui pesquisar se ele foi banido ou algo assim, e não achei nada; o filme é até bem elogiado. Fiquei perplexa, como normalizaram isso?

No fim, descobri que os personagens tinham 14 e 12 anos. MAS os atores, em si, tinham uma diferença de 9 anos de idade! O ator que fez Georges tinha 22, e o que fez Alexandre tinha 13. ISSO FAZ O FILME FICAR ESTRANHO. Honestamente, por mais que digam “Ah, os personagens têm quase a mesma idade”, é um filme estranho e desconfortável de assistir do início ao fim, porque ver aquele marmanjão de 2 metros de altura se jogando para cima de um menino miúdo, que nem tem pelo no rosto, é algo BIZARRO.

Mas, ok, vamos ignorar esse FATO, que me incomoda PRA CACETE, e imaginar que são duas crianças de idades parecidas no início da adolescência se apaixonando de forma genuína uma pela outra. Aí vem o segundo TRAUMA: o plot do filme em si!

Esse não é um filme de romance homoafetivo fofinho; é um filme de TRISTEZA, DEPRESSÃO E SOFRIMENTO. Pensa comigo: os dois garotos estão num colégio ultra religioso masculino, ÓBVIO que isso ia dar merda. Eles começam a ser perseguidos pela igreja como se fossem bruxas. E isso ferra tanto o psicológico dos personagens que leva a um desfecho que me fez querer quebrar a tela da minha TV.

Tenho uma relação de amor e ódio com esse filme. É um filme esquisito, polêmico e triste para caramba, mas que traz boas atuações, muita poesia e arte, e personagens interessantes. Até os personagens secundários têm uma história e um papel na trama.

Edit: @adesarre (tico e teco) https://www.tiktok.com/@adesarre





#lesamitiésparticulières #asamizadesparticulares #GeorgesdeSarre #AlexandreMotier


Comentários

Postagens mais visitadas